Facilities EsquemaFacilities também conhecido como Facilities Management (FM), traduzido para o português, pode ser interpretado como Gestão de Facilidades. Em um contexto mais técnico, definido pela Internacional Facilities Management Association – IFMA, “A Gestão de Facilidades é definida como uma profissão que engloba múltiplas disciplinas para assegurar a funcionabilidade do ambiente por meio da integração de pessoas, locais, processos e tecnologia”.

Simplificando um pouco o conceito e trazendo para o campo prático, facilities é o conjunto de todas as ações necessárias que não sejam direcionadas para a atividade fim da organização visando seu pleno funcionamento. Por exemplo, enquanto a missão de um banco é fornecer produtos e soluções financeiras, o objetivo da área de facilities é proporcionar toda a infraestrutura necessária tais como: limpeza geral, refrigeração do ambiente, iluminação, reparação do mobiliário, recolhimento de lixo entre muitos outros serviços, para que essa organização possa atingir plenamente sua atividade fim.

O Facilities visa a administração eficiente dos serviços através de recursos interdisciplinares promovendo soluções inovadoras aos mais variados tipos de adversidades. Tem como foco a utilização eficaz das ferramentas de gestão e análise e propõe de forma objetiva e clara, atender as necessidades e expectativas do cliente, utilizando de maneira estratégica os recursos disponíveis e promovendo soluções voltadas para a otimização dos processos e redução dos custos.  Ou seja, fazer o melhor com o que se tem disponível, gastando menos ou apenas o necessário.

Leia o texto completo em O que é Facilities Management?