agreement-signing-1524318-640x480Muitas pessoas condicionam o Facilities apenas como uma área “terceirizadora” de serviços. O facilities vem crescendo a cada dia e ganhando espaço como área estratégica dentro e fora das organizações. Como assim dentro e fora das organizações?

Isso mesmo, dentro quando associamos e integramos o Facilities como setor e ou contratamos empresas para tal, pois está intimamente ligado as áreas internas e faz parte da organização, de forma que todos os esforços estarão ainda assim ligados para os processos internos, envolvendo os níveis táticos e operacionais, mais diretamente.

No que podemos associar o termo fora das organizações, tange ao conceito de introduzirmos o novo, uma visão de “fora” para “dentro”, trazendo o facilities como uma ferramenta estratégica de apoio aos “decisores” ou empresários. Dentro desse conceito o Facilities vem auxiliar o empresário no atingimento pleno do seu core business. Quando o Facilities Empresarial ou Corporativo é empregado para fornecer um panorama do negócio com o objetivo de entender o impacto que os serviços de apoio pesam no seu negócio surgem questionamentos: Como posso fazer melhor gastando menos? Como otimizar meus resultados? O que posso fazer para dedicar mais tempo a minha atividade fim? Qual seria a visão do meu cliente?

Esses e outros questionamentos são muitos comuns no âmbito empresarial e o Facilities vem agregar trazendo em campo estratégico soluções alinhadas a gestão e a multidisciplinariedade estratégica. Até aí tudo bem, mas como funciona na prática?

Na prática o Facilities Empresarial ou Corporativo, vai verificar primeiramente como está o cenário atual da empresa através de inspeções in loco, da sua operação, gestão documental, gestão de contratos, metodologia de compras, entre outros, visando propor melhores práticas com o menor custo. Seria mais uma solução de prateleira? Seria uma consultoria? pen-on-paper-1240899-1279x852

  O Facilities empresarial não propõe soluções de prateleira porque visa identificar problemas, otimizar os recursos e propor soluções integradas as necessidades de cada empresa, dessa forma além de identificar, implementar e acompanhar, todos os resultados obtidos são mensurados. Tudo isso é possível porque o Facilities é multidisciplinar e engloba a expertise de várias áreas e profissionais que através das informações coletadas, in loco ou em campo, conseguem analisar com minúcia os pontos fortes, fracos, oportunidades e ameaças. Trazendo para o empresário soluções que de fato irão atender as suas necessidades. Funciona como um raio X do negócio ou projeto. Em resumo, multidisciplinariedade empregada com foco e eficiência.DSC_0037

Vale ressaltar que multidisciplinariedade não é “dar um jeitinho”, é encontrar a melhor solução para um determinado problema com o menor custo e que atenda plenamente a necessidade de seus clientes. Outro ponto é a solução, o que poderia ser uma solução? Qualquer coisa. Isso mesmo, solucionar algo tem a ver diretamente ao que seu cliente precisa, para entregar uma solução é necessário entender primeiramente o que seu cliente precisa alinhado com aquilo que ele espera receber. Pode ser um produto ou serviço, o fato é que se você não estudar o que seu cliente precisa e analisar o resultado que ele quer ter, dificilmente o atenderá com uma solução efetiva. Esse estudo é crucial porque visa diretamente a percepção que o cliente vai ter do seu serviço ou produto, promovendo quando efetivo uma superação das expectativas e fazendo com que o cliente se sinta “encantado” ou “maravilhado” com os resultados.

Ao longo dos anos, O Facilities vem adotando uma característica ímpar de transformar os resultados trazendo inovação a área de gestão de serviços, característica essa que vem moldando novas práticas para a área empresarial.

E você já parou para analisar no que o Facilities Empresarial pode agregar ao seu negócio?

 

Gostou do post? Deixe seu comentário ou sugestão.

9 thoughts on “As vertentes do Facilities Management no Segmento Empresarial

  1. Mas não vale a pena propor acariciar a mento inclusive negativa formada, já que, com
    o objetivo de escolher classe certo no entanto imprescindível você atingir junto que isto de fato lidando.

  2. Criação de Sites Baratos e Profissionais
    A chave para qualquer projeto de web design eficaz é garantir que a atenção dos visitantes ou clientes
    seja capturada dentro dos primeiros 20 segundos ao visitar sua página inicial.

    É importante que o projeto de sua homepage e o resto do seu website seja atraente para ajudar a manter o
    espectador interessado em seu site e, mais importante ainda, apreciar a qualidade do design. http://www.h8si.com.br/criacao-de-sites

  3. Excelente Camila,
    Com seus artigos você vem promovendo e conseguindo elucidar, enriquecendo o papel e a importância do FACILITIES nas instituições.
    Parabéns!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.