Prezados, Foto art gestao sustentavel

Publiquei este post no linkedin e achei interessante trazer para o blog, pois remete ainda a questões e complementa o que citei em outro post sobre coleta seletiva. Boa leitura!

Todos os dias somos bombardeados com notícias sobre a importância de preservar o meio ambiente e de se constituir operações voltadas para sustentabilidade dos processos. No entanto, trazendo esse conceito para o nosso dia-a-dia, há de se refletir e adotar na prática o que podemos realizar para otimizar os processos e utilizar os recursos disponíveis de forma consciente. Ações simples, como substituir copos plásticos por squeezes ou canecas, implementar a coleta seletiva e envio dos resíduos à reciclagem e imprimir realmente só aquilo que for indispensável. Muitas vezes essas ações estão mais ligadas aos hábitos que exigem a mudança das nossas atitudes e refletem na cultura dos funcionários, o famoso, “mas por que mudar…? Sempre foi desse jeito…’’ Não nos deixemos acomodar pela rotina, mudar sejam hábitos ou culturas sempre foram cruciais para a sobrevivência humana.

Por outro lado, voltado mais para uma vertente operacional, podemos reduzir consideravelmente o desperdício dos insumos. Já parou para analisar a operação com outro viés e verificar quantos insumos são desperdiçados? Muitas vezes em inspeções, colaboradores são flagrados utilizando incorretamente os insumos de higiene, por exemplo, secando as pias com papel toalha em vez de utilizarem o rodo próprio para este fim.

Outro ponto é a utilização da água em excesso, existem hoje processos e produtos eficientes que prologam a limpeza do ambiente através de procedimentos que exigem pouquíssima água. Por que não mudar e tentar uma nova estratégia de serviços?

Obviamente que implantar uma nova cultura exige muita persistência, estudo e treinamento da nossa força de trabalho, porém a preocupação com os nossos recursos e ações voltadas para a sua manutenção devem ser uma responsabilidade de todos. Nós como gestores de serviços, precisamos ter em mente todas as vertentes das nossas ações em administrar um empreendimento e adotar sejam em produtos ou procedimentos, as melhores práticas integrando a necessidade do cliente, gerando menor impacto no meio ambiente e sempre otimizando nossos processos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.